Ondas Gravitacionais – O Projecto LIGO

A descoberta das ondas gravitacionais do espaço profundo, galardoada com o Prémio Nobel, 2015-1017. Duas descobertas com dois anos de intervalo, que abriram uma nova era radical na astronomia. Primeiro, a colisão de dois buracos negros e, depois, a descoberta de duas estrelas de neutrões em colisão e o seu espetacular espetáculo de luz abriram os 95% do universo que tinham estado às escuras para os nossos observatórios e telescópios espaciais existentes.

É o violento “lado deformado” do Universo previsto por Einstein – mas nunca visto até agora. Brian Greene, o físico teórico e autor de best-sellers, disse: “Esta descoberta é o tipo de realização que acontece apenas algumas vezes por século.”

O realizador Les Guthman testemunhou e filmou este pico dramático e emocional nas vidas dos 1000 cientistas de todo o mundo que arriscaram as suas carreiras numa busca de 40 anos e mil milhões de dólares por estes requintados mensageiros do lado distorcido. A descoberta valeu às três personagens principais do filme, incluindo Kip Thorne, também criador do filme “INTERSTELLAR”, um Prémio Nobel da Física de 2017.

O documentário começa como Guthman, chegando inocentemente ao observatório LIGO Louisiana em setembro de 2015 e, quase imediatamente, sendo arrastado para uma das grandes experiências humanas, científicas ou não, da história recente.