Descoberta a galáxia mais longínqua

Esta galáxia formada 290 milhões de anos depois do Big Bang apresenta particularidades importantes para a compreensão dos primeiros anos do Universo, explica a NASA.

[Jornal Público – 31/05/2024]

Esta galáxia formada 290 milhões de anos depois do Big Bang apresenta particularidades importantes para a compreensão dos primeiros anos do Universo, explica a NASA.
Esta galáxia, que surgiu cerca de 290 milhões de anos após o Big Bang, apresenta particularidades com “implicações profundas” para a nossa compreensão dos primeiros anos do Universo,
Nomeada JADES-GS-z14-0, ela “não é o tipo de galáxias previstas pelos modelos teóricos e simulações computacionais em todo o Universo”, declaram em comunicado os dois investigadores ligados a esta descoberta, Stefano Carniani e Kevin Hailine.

2011 – Telescópio Espacial James Webb — o sucessor do Hubble.

“Estamos felizes de verificar a extraordinária diversidade das galáxias que existem no mundo cósmico”, acrescentam.
Desde seu lançamento em Dezembro de 2021, o telescópio James Webb já observou galáxias com as suas particularidades. A nova galáxia é das mais distantes alguma vez encontrada, que faz com que o telescópio bata o seu próprio recorde, noticia a agência de notícias AFP.
A galáxia é “excepcionalmente brilhante considerando a sua distância”, de acordo com a NASA, que estima que concentre já muita massa. Isto levanta a questão: “Como é que a natureza foi capaz de criar uma galáxia tão luminosa, maciça e grande em menos de 300 milhões de anos?”, perguntaram os dois investigadores.
O telescópio James Webb está estacionado a 1,5 milhão de quilómetros da Terra e é usado para observações de cientistas de todo o mundo.

The James Webb Space Telescope has detected the two earliest, most distant galaxies in the known universe, dating to just 300 million years after the Big Bang. The detection of even earlier galaxies is likely to follow. The James Webb Space Telescope…